fevereiro 14, 2011

Doramas, um pouco sobre XD




O Universo Japonês recebe milhares de pedidos de artigos todo o mês, e dentro das possibilidades e de acordo com o número de pedidos o site estará realizando tais matérias.
   O Universo Japonês compreende que divulgar a cultura asiática vai além do simples fato de disponibilizar downloads, tal atividade envolve informar e esclarecer quaisquer dúvidas que existam sobre o tema. 
   Por isso hoje trazemos um resumo enxuto do que são de fato doramas aliado a dados cronológicos e outros aspectos que envolvem este tipo de série.

Doramas

   É a definição generalizada do gênero novela oriental, seja ela J-Drama (drama japonês), K-Drama (drama coreano), C-Drama (drama chinês) e até mesmo os Live-Action (novelas baseadas em títulos de sucesso de mangá ou anime).
  Os doramas são um marco da televisão japonesa inventado no final de 1980, quando os roteiristas decidiram atingir o público da televisão com temas que cobriam a vida real do povo japonês, num momento em que os japoneses estavam experimentando uma bolha econômica.
  A formúla do sucesso foi alcançada no final da década de 90 quando começou a se abordar temas polêmicos, tais como: violência, abusos infantis, a vida familiar e etc.
  Os doramas exibidos na emissora Fuji Television (Fuji TV) e TBS são geralmente os mais populares, a primeira emissora é conhecida por ter sido a "inventora" desse formato televisivo. Durante os anos de 1980 a 1990, a Fuji TV popularizou os doramas de moda com o uso de atores e traizes jovens e populares da época.
  Os doramas apresentados às 9 da noite são comumente chamados de "Getsuku", e possuem em quase totalidade um enredo romântico. No entanto, nos últimos anos, a popularidade dos dormas "Getsuku" se esgotou, com a maioria das atrações não ultrapassando a marca de 20% de audiência.
  Outras redes de televisão do Japão também têm os seus próprios focos. TV Asahi, por exemplo, concentram-se fortemente nos doramas "jidaigeki" e histórias de crimes. NHK coloca mais ênfase em uma programação que atinge um público mais velho, com foco principalmente nos doramas que retratam os períodos de épicos de importância, chamado taiga dramas, bem como os dramas de "inspiração" que se concentram em um jovem de temperamento forte com personalidade que os transformam em um tipo de herói ou heroína. 


As músicas dos doramas

  As músicas temas ou de "fundo" dão o tom de uma série, os doramas possuem cerca de um ou dois minutos de música de abertura ou encerramento, mas é importante ressaltar que a maioria das redes de televisão funcionam como verdadeiras gravadoras para produzir trilhas sonoras originais. A maioria das abertura e músicas temas de encerramento são escritos especialmente para a série, em alguns casos, a canção pode ser licenciada de outras fontes que existiam anteriormente.
 NHK produz sua própria música tema e é uma das únicas redes de televisão japonesa que tem a sua própria orquestra. A maioria das músicas são escutadas em suas séries foram escritas e produzidas internamente.
  Nos últimos anos, muitas músicas-tema foram licenciadas de fontes fora do Japão. Em alguns casos, as canções tema foram licenciadas a partir de alguns dos maiores nomes da indústria fonográfica ocidental. Esta prática possui suas desvantagens. Quando o drama japonês está licenciado fora do Japão, o licenciamento de música tema torna-se muito caro. Por exemplo, o dorama Densha Otoko, sua música de abertura e algumas das músicas de fundo, tiveram de ser substituídas na versão que foi ao ar na Nippon Golden Network porque eles não conseguiram obter os direitos para usar a música.


Importância da audiência

  Como em muitos outros países, a televisão japonesa é sem dúvida o mais importante tipo de mídia. Uma pesquisa concluída em 2000 pela NHK, rede pública de radiodifusão no Japão, mostrou que 95% dos japoneses vêem televisão todos os dias. 86% disseram que consideram a televisão um meio indispensável, e 68% disseram o mesmo dos jornais. Existem outras formas de mídia que podem ser usados para promover produtos e serviços, tais como a Internet. No entanto, Shinji Takada, um executivo de televisão na Nippon Television (NTV), acredita que a internet é muito popular entre os fãs de drama, "Nós não consideramos a banda larga como mídia. Isso nunca vai acontecer. Banda Larga é um meio complementar".
 A audiência é medida por várias empresas de pesquisa. Video Research Ltd. é uma das empresas mais confiáveis e inúmeras redes de televisão, anunciantes e fãs de doramas japoneses usam os números desta empresa. As classificações possuem foco nas áreas de Kanto (Tóquio) e Kansai (Osaka). As classificações se tornam disponíveis para o público em geral a cada quarta-feira.


Fórmula para a boa audiência

 Em dramas noite, os membros do elenco são cuidadosamente selecionados e tendem a ser atores famosos que as audiências são muito afeiçoados. A escolha dos membros do elenco freqüentemente afeta a classificação do drama de audiência e, unindo os artistas direito masculino e feminino é especialmente importante em um renzoku ren'ai drama (ou o amor romântico). Os membros do elenco da manhã e da tarde dramas não são tão populares como os dos dramas da noite, que se reflecte na classificação, mas com bons atores ganham popularidade tempo. O esforço extra é colocado em dramas que o ar durante a temporada de inverno, como os telespectadores tendem a ficar mais em casa durante os meses mais frios do inverno.


Horários

  A maioria dos doramas japoneses nunca começam exatamente em uma hora "redonda", ao invés disso, alguns episódios começam em 8:58 pm, enquanto outros começam as 21:05. Isso acontece devido à agressiva guerra de audiência televisiva, algumas estações decidiram bater a concorrência, iniciando seus shows alguns minutos mais cedo. A teoria por trás dessa prática é que quando a mostra termina poucos minutos antes da hora ou meia hora antes, o espectador poderia começar a mudar os canais até encontrar um que não esteja passando comerciais. Da mesma forma acontece com os episódios, os espectadores são mais propensos a assistir ao próximo programa porque perderam os primeiros minutos de um episódio em um canal diferente.
A exceção a essa tendência é a NHK, que continua a iniciar a sua mostra exatamente a cada hora ou meia hora. 

    Eu em especial gosto de um dorama que repito e repito varias e varias vezes, mesmo não sendo uns dos mais alegres eu gosto muito dele  Ichi Rittoru no Namida - Um litro de lágrimas vou botar aqui uma breve sinopse.



 Aya é uma garota alegre, inteligente e que possui uma família numerosa e simples, porém, muito feliz. No entanto, Aya começa a tropeçar demais, a derrubar tudo o que tem nas mãos, até que um dia, sofre um acidente preocupante.
Sua mãe, Shioka, desconfiada que Aya poderia estar com algo mais sério que simples distrações, pede que ela faça alguns exames. Aya é então diagnosticada com degeneração espinocerebelar - uma doença terrível onde os neurônios das partes do cérebro que são responsáveis pelos movimentos do corpo, deterioram-se gradualmente, até que a vítima não consiga mais andar, falar, escrever ou comer. Uma doença cruel, pois não afeta a mente ou a memória e sim o sistema motor da vítima. A partir de então, sua família procura uma cura para a doença, a qual parece estar longe de ser alcançada.
Baseado em fatos reais, "Ichi Rittoru no Namida" conta a luta de Aya e de sua família contra todos os obstáculos impostos pela doença, relatada através de trechos do diário escrito pela real personagem, Kitou Aya, e que mais tarde, tornou-se um livro de grande sucesso, vendendo mais de 1 milhão de cópias no Japão.
Uma história que mostra a luta de Aya contra essa doença terrível e a fibra e maturidade que com o passar do tempo ela passa a adquirir, enfim uma grande lição de vida


Um comentário:

Anônimo disse...

kara adorei o post, acabei de conhecer esse tal de "dorama" justamente com o "um litro de lagrima", mas estou como naufrago no mar de informação, tem outro dorama similar? considero isso como transferência de cultura, algo maravilhoso, que infelizmente não passar no brasil. wlw